São Paulo – Um bug na tela de bloqueio do iOS 7 descoberto hoje permite acessar o álbum de fotos do smartphone e compartilhar imagens sem desbloquear o aparelho. A falha foi divulgada no YouTube, e envolve alguns passos bem específicos.
O defeito se aproveita da central de controle e do multitarefa. Para quebrar a segurança, um invasor precisa acessar o primeiro recurso pela tela de bloqueio, abrir o cronômetro e manter pressionado o botão de desligar. Depois disso, basta cancelar o desligamento e apertar o comando Home duas vezes, sendo o segundo toque um pouco mais longo.
A tela de multitarefa é então exibida, e, enquanto outros apps estão desativados, a câmera pode ser aberta sem problemas. E, ao contrário do que acontece normalmente, o ícone do álbum permanece ativo, dando acesso a todas as imagens e aos recursos de compartilhamento nas redes sociais.
Nos testes feitos na INFO, um iPhone 4S e um iPhone 5 com a nova versão do sistema tiveram a segurança quebrada. O acesso foi feito seguindo um tutorial postado por um usuário no YouTube, que você pode conferir abaixo.
Apesar de não representar um grande risco à segurança, o acesso irrestrito às fotos de uma pessoa – e a possibilidade de compartilhá-las facilmente – pode criar algumas situações desagradáveis. No entanto, a vulnerabilidade pode ser contornada sem muitas dificuldades: em “Ajustes”, clique em “Central de Controle” e desative o “Acesso na Tela Bloqueada”.
Uma correção para a falha deve ser apresentada em breve, possivelmente em uma das atualizações previstas para o iOS 7. A versão 7.0.1, que consertará alguns problemas no sensor biométrico, pode chegar já em outubro, então é de se esperar que o bug na tela de bloqueio fique para a 7.0.2.