terça-feira, 11 de outubro de 2011
3 monitores para sua casa
A não ser que sua única máquina seja um notebook, ninguém vive sem um monitor. Assim como os outros produtos tecnológicos, as telinhas ganham recursos novos com velocidade, ficam cada vez mais finas e tornam a alta definição uma necessidade.
Se você está pensando em trocar seu bom e velho CRT, ou mesmo seu LCD de 1.024 pixels, separamos 3 produtos para gostos e bolsos diferentes que já foram testados pelo INFOlab.
Samsung T27A950 - 8,6
Monitor ou TV digital? Nas duas funções o T27A950, da Samsung, tem muito a oferecer. No escritório, as vantagens são a economia de espaço proporcionada por um aparelho dois em um e a chance de, ao mesmo tempo, trabalhar no PC e acompanhar programas de televisão exibidos em uma janelinha no canto da telona full HD de 27 polegadas quando o modo PIP (Picture in Picture) está acionado. Em comparação com um monitor tradicional, o que atrapalha é o excesso de reflexos na cobertura brilhante do display e as limitações de posicionamento. É possível ajustar a inclinação, mas não dá para girar e regular a altura da tela.
Encerrada a jornada de trabalho, o monitor vira uma TV 3D com recursos de SmartTV. Com os óculos 3D ativos, que acompanham o modelo, assistimos no INFOlab a conteúdo em três dimensões sentados diante da tela e afastados alguns metros do aparelho, sem problemas. O monitor TV também reproduz arquivos de vídeo pelas portas USB e acessa a internet pela rede cabeada ou por Wi-Fi para explorar aplicativos. Tudo sem depender do micro e usando o controle remoto. Tantos recursos saem por um preço salgado. São necessários 2.399 reais para levar o T27A950 para casa.
LG E2290 - 8,1
O LG E2290 não é um monitor para quem se contenta apenas com uma boa tela de resolução full HD (1 080p). Pelo dobro do preço de um modelo similar, é uma opção para dar um toque de sofisticação ao visual do escritório. A tela de LCD de 21,5 polegadas, retroiluminada por LED, é finíssima: tem apenas 7,2 milímetros de espessura. No lugar de botões, o E2290 possui em sua base discretos controles luminosos sensíveis ao toque. São quatro bolinhas que funcionam como teclas direcionais e de seleção para a navegação pelos menus do monitor. Fora os ajustes tradicionais, o modelo traz alguns predefinidos, para tarefas como trabalho com aplicativos, navegação na web e visualização de filmes. No INFOlab, a qualidade das imagens exibidas pelo monitor não decepcionou. Se for usado um cabo HDMI na conexão com o PC, dá para aproveitar a saída de som do E2290 para plugar um fone de ouvido ou caixas de som, que compensam a falta de alto-falantes embutidos. Porém, o encaixe dos cabos não é nada prático. Para manter a elegância, todos os conectores ficam escondidos atrás da base, em um nicho de difícil acesso. Esse monitor fininho e elegante sai por 999 reais.
AOC e2250SW - 7,1
No afã de valorizar seus produtos, a indústria de eletrônicos tende a congestionar cada lançamento com funções extras. Mas, às vezes, nós só precisamos que um produto leve a cabo uma tarefa simples a um preço justo. Esse é o caso do monitor de 21,5 polegadas e2250Sw, da AOC, que é um monitor e ponto. Assim sendo, o quesito qualidade de imagem ganha um peso maior na avaliação. Nesse ponto, o e2250Sw não decepciona, mas também não chega a impressionar. As especificações são medianas: resolução de 1920 x 1080, contraste dinâmico de 20.000.000:1, tempo de resposta de 5 ms e brilho de até 250 cd/m².
O resultado real desses números é uma imagem legal, com boa definição e contraste razoável. É verdade que a luminosidade é ligeiramente menor que a da maioria dos monitores testados aqui no INFOlab, porém essa não chega a ser uma diferença significativa. Esse basicão sai por 423 reais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário