terça-feira, 5 de junho de 2012

Mudanças na Netflix derrubam ações de parceiros


São Paulo - As ações das companhias de provimento de conteúdo Limelight Networks e Akamai Technologies caíram após a Netflix dizer que está substituindo mais tráfego de video streamming pela sua própria transmissão de conteúdo em rede.
As ações da Limelight, que oferta serviços de provimento de conteúdo para clientes de mídia usando rotas menos congestionadas na Web, caíram pelo menos 17 por cento, enquanto a maior rival Akamai caiu 9 por cento pela manhã.
"Nós vamos continuar trabalhando com nossos parceiros comerciais na rede de fornecimento de conteúdo (CDN, na sigla em inglês) pelos próximos anos, mas eventualmente alguns de nossos dados serão fornecidos pela Open Connect", afirmou Ken Florance, vice-presidente de distribuição de conteúdo da Netflix, num post em um blog no dia 4 de junho.
O aluguel de vídeos pela Netflix representou 10 por cento das receitas da Limelight no ano passado.
As ações da Limelight tinham queda de 13,9 por cento às 15h14 (horário de Brasília), enquanto às da Akamai recuavam 6,5 por cento e as da Netflix subiam 0,3 por cento.

85% da população mundial terá acesso ao 3G até 2017


São Paulo – Um relatório divulgado hoje, 5, pela companhia Ericsson afirma que até 2017 a cobertura da rede 3G chegará para 85% da população mundial.
De acordo com o relatório Traffic Market Report, atualmente a cobertura da rede 3G atinge 45% da população mundial.
Além disso, o estudo também cita que as redes 4G (LTE) levarão cobertura para 50% da população mundial. Hoje esta tecnologia representa apenas 5% da cobertura.
Somente no primeiro trimestre de 2012 o número de assinantes de planos de dados móveis atingiu 6,2 bilhões. Ou seja, cerca de 170 milhões de contratos assinados por mês pelas operadoras.
A China é o país com o maior número de assinaturas. Somente no primeiro trimestre de 2012, mais de 39 milhões de planos foram concretizados. Em seguida aparece a Índia, com 25 milhões de ativações.
Segundo a Ericsson, se mantiver essa frequência o número de usuários de smartphones deverá chegar a 3 bilhões até 2017, enquanto os usuários de tablets deverá atingir quase 4 bilhões de usuários no mesmo período.
Com relação ao tráfego de dados, a Ericsson revelou que o volume de informações trocadas pelas redes móveis duplicou em menos de um ano, entre o início de 2011 e o primeiro trimestre de 2012. Até 2017 este tráfego deverá crescer até 15 vezes.

France Telecom não deve entrar no Brasil, diz presidente


Paris - A France Telecom provavelmente não irá entrar no mercado de telecomunicações brasileiro, disse seu presidente-executivo nesta terça-feira, citando intensa competição bem como expectativas limitadas de crescimento.
"Aquele cenário já está lotado, além do que hoje é praticamente um mercado maduro", disse Stephane Richard durante reunião anual de investidores da companhia de telecomunicações. Segundo ele, há oportunidades limitadas para entrar no mercado brasileiro em condições interessantes.

Presidente da Megafon vê mercados desfavoráveis a IPOs


Moscou  - Empresas que esperam lançar ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês) no futuro próximo estão sendo contidas por incerteza nos mercados, disse o presidente-executivo do grupo russo de telefonia celular MegaFon , sinalizando que a amplamente aguardada oferta da empresa pode ainda demorar para ser realizada.
A segunda maior operadora de telefonia celular da Rússia planeja listar até 20 por cento de seu capital na bolsa de valores de Londres, num acordo que, de acordo com expectativas do mercado, levantará 4 bilhões de dólares durante o segundo semestre de 2012.
"Um IPO é um processo que pode ocorrer quando há fatores externos (positivos) e desejo interno. Hoje, como se pode ver, não há IPOs no mundo", disse o presidente-executivo da MegaFon, Ivan Tavrin, a jornalistas num fórum de tecnologia nesta terça-feira.
Ele disse não poder especular sobre se os mercados melhorarão a tempo de uma oferta pública inicial ainda neste ano.
Um atraso adicionaria a MegaFon a uma longa lista de empresas que atrasaram ofertas de ações até que as condições de mercado melhorem.
IPOs de empresas como a russa O1 Properties, o grupo organizador de corridas Fórmula Um e o joalheiro de luxo Graff Diamonds foram colocados em espera nos últimos meses.
Tavrin disse no mês passado que a MegaFon poderia emitir Eurobônus para refinanciar sua dívida, adicionando que a data de realização dessa transação dependerá de quando acontecer o IPO -neste ano ou em 2013.
Fontes disseram que a MegaFon, que é controlada pelo homem mais rico da Rússia, Alisher Usmanov, escolheu o Goldman Sachs e o Morgan Stanley para liderar o IPO. Outros bancos também serão envolvidos, incluindo o russo Sberbank.

Justiça de SP decide contra Nextel sobre serviço à pessoa física


Rio de Janeiro  - O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu a favor da TIM Participações em ação movida contra a Nextel sobre venda e publicidade de serviços a indivíduos pessoas físicas, informou a empresa do grupo Telecom Italia nesta terça-feira.
Pela decisão, a Nextel somente poderá vender serviços para pessoas jurídicas, ou a grupos de pessoas físicas ligados a uma atividade específica, e não a pessoas físicas individualmente, de acordo com nota.
Isso acontece porque a Nextel é autorizada apenas a prestar serviço móvel especializado (SME), e não serviço móvel pessoa (SMP), ambos regulados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Além disso, a Nextel terá de ser clara em seus materiais publicitários sobre o assunto, informando sobre a necessidade de o cliente ser parte de um grupo especializado, ou ser pessoa jurídica, para contratar os serviços.
A empresa do grupo NII Holdings tem 30 dias para se adequar à decisão a partir de 31 de maio, passível de multa diária de 80 mil reais em caso de descumprimento.
Procurada, a Anatel não quis se manifestar e a Nextel não retornou pedidos imediatos de comentários.

Huawei diz não ter fornecido tecnologia banida dos EUA ao Irã


São Paulo - A Huawei disse nesta terça-feira que seu contrato de serviços prestados com a MTN Irancell, uma operadora de telefonia celular iraniana, não envolve equipamentos norte-americanos proibidos.
A Reuters noticiou na segunda-feira que as exigências incluídas no contrato da MTN Irancell incluíam suporte para equipamentos de fabricação externa. "Isso inclui itens em embargo", declara o contrato.
Um porta-voz da Huawei, que venceu o contrato, Ross Gan, disse nesta terça-feira que o acordo fiscal com a MTN Irancell não contém esse trecho. "Nem todos os termos e condições da versão preliminar de um contrato são mantidos no documento final", disse. A Huawei não mencionou isso em seus comentários à Reuters antes da publicação.
De acordo com uma fonte próxima à questão, a MTN Irancell obteve equipamento embargado da Sun por meio de uma empresa iraniana chamada Fakour. O site da Fakour lista tanto a MTN Irancell quanto a Huawei como clientes de seu "departamento de serviços Fakour Sun Microsystems".
Gan disse nesta terça-feira que a "Huawei nunca cooperou com a Fakour" e que o site da Fakour está "incorreto". Gan não respondeu a um pedido de comentários sobre a Fakour antes da publicação desta matéria.

Táxi elétrico começa a ser testado em São Paulo


São Paulo - Hoje, foram entregues dois carros elétricos a cidade de São Paulo. Eles fazem parte de um teste para verificar se veículos com emissão zero de poluentes já podem operar como táxi na cidade.
O estudo é resultado de um acordo assinado em junho de 2011 entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo, além da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo).
Os dois primeiros carros do Nissan LEAF, considerado o primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo, iniciam a parte prática do programa piloto, quando os veículos vão para as ruas.
Eles ficarão entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, à disposição de quem experimentar. No entanto, eles circularão em um circuito pré-definido, dentro da cidade de São Paulo. O projeto contará com motoristas treinados pelas organizações envolvidas no acordo.
Além de estudar o comportamento de um veículo pelas ruas de São Paulo, o programa piloto terá uma rede de recarga, com 15 pontos, onde o taxista poderá recarregar as baterias de íon-lítio do carro em até 30 minutos. Também será possível encontrar outros 10 carregadores para o reabastecimento em até 8 horas.
Com autonomia de 160 km com uma única carga, o carro foi projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna sem emitir poluentes que contribuem para o efeito estufa e não fazem barulho.
Durante os testes, serão analisadas as necessidades dos taxistas, dos pontos para recarga rápida, o desempenho e a manutenção dos veículos, entre outros assuntos que envolvem a iniciativa. Passado esse primeiro período de testes, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais oito unidades do modelo, o que irá totalizar 10 carros. 

Preço do e-commerce caiu em maio, mostra índice



São Paulo - Os preços no e-commerce brasileiro mantiveram a tendência de queda em maio, acumulando 16 meses de recuo, de acordo com o Índice Fipe/Buscapé.
O indicador caiu 0,36% no mês passado em comparação com abril. Nos últimos 12 meses, o índice acumula queda de 7,89% e, entre janeiro e maio, de 2,12%, ambos ante igual período do ano passado.
A pesquisa aponta que, das 151 categorias de produtos pesquisadas, 54 tiveram um aumento médio de preço de 0,72%, enquanto 97 tiveram queda média de 0,81%. Os produtos com maiores quedas de preço foram: conversor digital (-3,65%), pen drive (-3,65%), aparelho de jantar (-2,76%), depilador elétrico (-2,72%), leitor de e-book (-2,63%) e refrigerador (-2,05%).
Entre as principais altas, destaque para miniveículo (+6,83%), frigideira (+4,02%), personagem de pelúcia (+3,11%), notebook infantil (+2,94%), PC (+2,63%) e faqueiro (+1,90%).
No acumulado de 12 meses, o grupo com a maior queda foi o de Telefonia (-16,16%), influenciado basicamente por telefones celulares, que tiveram queda de 18%. O segundo grupo com maior queda foi Eletrônicos (-14,5%), com destaque para blu-ray player (-19,98%), TV (-15,38%), GPS (-13,33%) e microssystem (-12,63%).
De acordo com o levantamento Fipe/Buscapé, os eletrodomésticos, grupo de maior peso no e-commerce, registraram preços 4,62% menores nos últimos 12 meses em função da redução do IPI de refrigeradores (de 15% para 5%), lavadoras (20% para 10%) e fogões (4% para isenção).
"Os produtos beneficiados pela isenção apresentam as seguintes variações de preços nos primeiros cinco meses de 2012, a despeito da manutenção da isenção: refrigeradores (-0,43%), lavadoras de roupa (-0,08%) e fogão (-1 74%)", destaca nota à imprensa.

TIM também entrega proposta para leilão do 4G



Brasília - A TIM é a sexta empresa a se credenciar junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apresentar propostas para o leilão de 4G que será realizado no dia 12 de junho.
Além da TIM, as companhias Oi, Vivo, Claro, Sky e Sunrise já entregaram suas propostas para as faixas de 2,5 GHz para telefonia de quarta geração e da faixa de 450 MHz para internet móvel rural.

TAGS

///
A previsão é de que a análise das propostas seja feita nesta terça-feira, segundo o superintendente de serviços privados da Anatel, Bruno Ramos.

Ação da Apple contra Samsung está atrasada nos EUA


São Francisco  - A Apple está enfrentando demora para poder pedir novamente à Justiça dos Estados Unidos a proibição de vendas do tablet Galaxy 10.1, da Samsung Electronics, em uma das mais importantes batalhas na guerra mundial de patentes entre as gigantes da tecnologia.
A Apple abriu processo contra a Samsung no ano passado acusando a fabricante sul-coreana de copiar "descaradamente" o iPhone e o iPad. A Samsung abriu processo rebatendo as acusações.
A juíza federal de primeira instância Lucy Koh, em San Jose, Califórnia, indeferiu o pedido de proibir a venda do Galaxy 10.1 e de alguns modelos de smartphones da Samsung. No mês passado, um tribunal de apelação instruiu a juíza a reconsiderar o recurso da Apple quanto ao tablet.
A Apple prontamente solicitou de novo a proibição, mas em breve decisão anunciada na segunda-feira Koh rejeitou o pedido em função de questões de jurisdição, afirmando que o tribunal de recursos tem que transferir formalmente o caso de volta a ela.
Quando isso acontecer, a Apple poderá reapresentar a petição, disse Koh, sem informar quando o tribunal de recursos devolveria o processo à jurisdição dela.
Representantes da Apple não estavam disponíveis de imediato para comentar de imediato, e a porta-voz da Apple, Kristin Huguet, repetiu um comunicado em que a empresa afirma que as "cópias “gritantes" da Samsung são inadmissíveis.
Os presidentes-executivos das duas companhias participaram de uma sessão de mediação imposta pela Justiça, no mês passado na Califórnia, mas não chegaram a acordo.

80% nunca compraram produtos anunciados no Facebook



São Francisco  - Quatro em cada cinco usuários do Facebook jamais adquiriram um produto ou serviço como resultado de anúncios ou comentários encontrados no site de redes sociais, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos, no mais recente sinal de que a companhia tem muito a fazer se deseja converter sua base de 900 milhões de usuários em uma fonte de receita publicitária.
A pesquisa online também revelou que 34 por cento dos usuários do Facebook consultados dedicam menos tempo ao site agora do que há seis meses, enquanto apenas 20 por cento ampliaram seu tempo de uso.
As conclusões exaltam as preocupações dos investidores sobre a capacidade de faturamento do Facebook, o que resultou em queda de 29 por cento nas ações da companhia desde a estreia na bolsa, no mês passado, reduzindo o valor de mercado da empresa em cerca de 30 bilhões de dólares, para 74 bilhões de dólares.
Cerca de 44 por cento dos respondentes afirmaram que a estreia das ações da empresa no mercado, vista como problemática por investidores, os tornou menos favoráveis ao Facebook. Em entrevistas conduzidas entre 31 de maio e 4 de junho, 21 por cento dos 1.032 norte-americanos participantes disseram não ter uma conta no Facebook.
Os 900 milhões de usuários da rede social fazem do Facebook um dos mais populares sites da Internet, desafiando companhias estabelecidas no setor como Google e Yahoo. Nem todo mundo está convencido de que a companhia conseguiu descobrir como traduzir sua popularidade em um modelo de negócios que justifique sua generosa avaliação de mercado.
Embora a pesquisa não tenha considerado de que maneira outras formas de publicidade afetam o comportamento de compras, um estudo conduzido em fevereiro pelo grupo de pesquisa eMarketer sugeriu que o Facebook tem desempenho pior do que e-mails ou marketing via mala direta no que tange a influenciar as decisões de compra dos consumidores.