terça-feira, 5 de junho de 2012

Táxi elétrico começa a ser testado em São Paulo


São Paulo - Hoje, foram entregues dois carros elétricos a cidade de São Paulo. Eles fazem parte de um teste para verificar se veículos com emissão zero de poluentes já podem operar como táxi na cidade.
O estudo é resultado de um acordo assinado em junho de 2011 entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo, além da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo).
Os dois primeiros carros do Nissan LEAF, considerado o primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo, iniciam a parte prática do programa piloto, quando os veículos vão para as ruas.
Eles ficarão entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, à disposição de quem experimentar. No entanto, eles circularão em um circuito pré-definido, dentro da cidade de São Paulo. O projeto contará com motoristas treinados pelas organizações envolvidas no acordo.
Além de estudar o comportamento de um veículo pelas ruas de São Paulo, o programa piloto terá uma rede de recarga, com 15 pontos, onde o taxista poderá recarregar as baterias de íon-lítio do carro em até 30 minutos. Também será possível encontrar outros 10 carregadores para o reabastecimento em até 8 horas.
Com autonomia de 160 km com uma única carga, o carro foi projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna sem emitir poluentes que contribuem para o efeito estufa e não fazem barulho.
Durante os testes, serão analisadas as necessidades dos taxistas, dos pontos para recarga rápida, o desempenho e a manutenção dos veículos, entre outros assuntos que envolvem a iniciativa. Passado esse primeiro período de testes, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais oito unidades do modelo, o que irá totalizar 10 carros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário