quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Banda larga mais rápida faz PIB crescer


São Paulo - Um relatório elaborado pela Ericsson, a consultoria Arthur D. Little e pela Universidade de Tecnologia de Chalmers apontou que dobrar a velocidade da banda larga de um país traria um impacto positivo de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) dele.

O estudo foi realizado levando em conta os números de 33 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O crescimento de 0,3% no PIB desses países equivaleria a 126 bilhões de dólares, o que corresponde a mais de 1,7 da taxa média de crescimento anual da OCDE na última década.

Aplicada ao PIB brasileiro de 2010 de 3,675 trilhões de reais, a fórmula renderia um acréscimo de 11,025 bilhões de reais à economia.

Esse crescimento seria resultado de uma combinação de efeitos diretos, indiretos e induzidos. Os efeitos diretos e indiretos fornecem um estímulo de curto e médio prazo na economia.

Enquanto isso, o efeito induzido, que inclui a criação de novos serviços e negócios, é a dimensão mais sustentável e pode representar quase um terço do crescimento do PIB mencionado.

Tanto a disponibilidade como a velocidade da banda larga são fortes indicadores de uma economia. No ano passado, a Ericsson e a Arthur D. Little concluíram que para cada 10 pontos percentuais de aumento na penetração da banda larga, o PIB aumenta 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário