sexta-feira, 14 de outubro de 2011

YouTube levará ideias de usuários ao espaço


São Paulo- O YouTube anunciou ontem o lançamento de um concurso mundial para levar ao espaço dois experimentos científicos elaborados por jovens usuários – mas brasileiros não podem participar da competição.


O YouTube Space Lab é uma parceria com a Lenovo e com três agências espaciais do mundo: Nasa (Estados Unidos), ESA (Europeia) e Jaxa (Japonesa). O evento é o motivo pelo qual o logo do site está diferente hoje – com um capacete de astronauta ao lado.

Os vídeos de dois minutos elaborados por estudantes de 14 a 18 anos serão julgados por uma comissão técnica, e dois grupos vencedores terão suas ideias realizadas na Estação Espacial Internacional e transmitidas ao vivo para todo o mundo no YouTube. Além disso, ganham uma série de prêmios, incluindo a possibilidade de participar de um verdadeiro treinamento de astronautas na Rússia.


Infelizmente, por “problemas legais” alegados pela organização, o Brasil está de fora dessa competição. Os outros únicos países cujos habitantes não podem participar são aqueles com sanções políticas/econômicas impostas pelos Estados Unidos - Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, Myanmar/Burna, Síria e Zimbábue.

Procurada por INFO Online, a assessoria internacional do evento ainda não havia enviado uma nota detalhando a ausência do Brasil até o momento da publicação deste texto.


Concurso


Os estudantes que decidirem participar podem se inscrever no Youtube.com/SpaceLab. Os indivíduos ou grupos de até três pessoas precisam se encaixar em uma de duas categorias: de 14 a 16 anos ou de 17 e 18 anos.


Cada pessoa ou grupo pode submeter até três vídeos com experimentos em biologia ou física. Os filmes, de até dois minutos, devem conter a descrição do experimento: qual a pergunta a ser respondida, a hipótese do grupo, o método a ser usado e os resultados esperados.


As inscrições serão agrupadas em três regiões: Américas; Europa, Oriente Médio e África; e Ásia e Pacífico. Um painel de cientistas, astronautas e professores, incluindo o renomado físico Stephen Hawking, selecionará 60 finalistas (10 de cada um dos dois grupos de idade de cada região), anunciados em 3 de janeiro.


Os vídeos selecionados irão para julgamento e votação no YouTube. Seis vencedores sairão daí: um de cada grupo de idade, para cada região. Todos irão para Washington, nos Estados Unidos, onde experimentarão um voo em gravidade zero e receberão alguns prêmios. Dois grandes vencedores, um de cada categoria de idade, serão anunciados em Março de 2012.


Além de terem o experimento realizado na ISS, os vencedores também ganharam um prêmio à sua escolha: uma viagem à ilha Tanegashima, no Japão, para ver a decolagem de um foguete rumo a Estação Espacial;
ou, caso tenham 18 anos, poderão realizar um treinamento de astronautas em Star City, na Rússia. A viagem ao local, centro oficial de treinamento dos cosmonautas,  inclui um passeio VIP por Moscou e souvenires personalizados – como roupas espaciais.


Os outros quarto finalistas, além do voo em gravidade zero, ganham um Lenovo IdeaPad.

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