quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Google Brasil ajuda Google+. E agora, Orkut?


O Google Brasil começou a dar uma força para o Google+, a mais nova rede social da empresa. Teria sido uma orientação da matriz? Quem sai perdendo é o Orkut.

Nas últimas duas semanas, o escritório brasileiro da companhia iniciou uma ofensiva para divulgar o serviço. O problema é que o Google+ é um concorrente direto da segunda rede social mais popular por aqui, o Orkut, que luta contra a perda de usuários para o Facebook. Em vez de destinar recursos para melhorar o Orkut e corrigir falhas, o Google Brasil começou a privilegiar outro produto, ainda bem pouco adotado.
Faz algum sentido?

Duas foram as ações adotadas. A primeira foi inserir no Orkut uma ferramenta que permite a migração de fotos para o Google+. O aviso aparece para todos, logo após o login, em uma baita propaganda bem acima das atualizações do usuário. Impossível de ignorar. É interessante notar que o Google Brasil proíbe a exportação de fotos para o concorrente Facebook, bloqueando aplicativos como o Migrakut.

A segunda operação consistiu em preparar traduções de vídeos que mostram como funciona o Google+. São quatro, agora com áudio em português: “Descubra os Círculos”, “Descubra as Configurações”, “Descubra os Hangouts” e “Descubra os Sparks”. Também foi produzida uma propaganda que conta a história de um casal fictício, formado pelo Google+ (assista ao vídeo abaixo). Detalhe curioso: aos 17 segundos da gravação, um MacBook Pro, da Apple, aparece com um símbolo de pera em vez da tradicional maçã.

Se o Google Brasil começar a tirar recursos do Orkut e destiná-los para o Google+, como tudo parece indicar, a cambaleante rede social terá problemas ainda mais sérios do que os atuais. Restará aos usuários reclamar no fórum. Mas será que alguém vai ouvir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário