sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Maior vírus já achado é 20 vezes vírus comum


São Paulo- Pesquisadores franceses encontram o maior vírus de que se tem notícia, uma criatura entre 10 e 20 vezes maior e com muito mais genes do que os vírus comuns.


Devido ao seu tamanho e ao local em que foi encontrado, próximo à costa de Las Cruces, no Chile, ele recebeu o nome de Megavirus chilensis.

A descoberta da equipe do professor Jean-Michel Claverie, da Universidade Aix-Marseille, desbanca o recorde anterior, o do Mimivirus, achado no mar do Reino Unido em 1992. O trabalho, descrevendo e comparando as duas espécies, foi publicado na Proceedings of The National Academy of Sciences.


O Megavirus possui mais de mil genes e é tão grande que chega a ter o tamanho de uma bactéria. Além disso, segundo informações da BBC, possui uma estrutura ciliada, como fios de cabelo que recobrem seu capsídeo, parecida com a desses organismos.


Essa estrutura e alguns testes em laboratório indicam que o vírus se passa por uma bactéria para atrair amebas e então ataca-las, usando sua estrutura para se reproduzir.


O Megavirus  não apresenta riscos a humanos, e os cientistas têm interesse nele por  sua influência na população de plânctons, a base da cadeia alimentar marítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário