sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Estrela tem raios gama com 100 bilhões de eV
São Paulo- Astrônomos detectaram uma quantidade inédito de raios gama sendo emitida de uma das mais estudadas estrelas do céu: 100 bilhões de elétron-volts (eV).
A nebulosa Caranguejo, a 6.500 anos-luz da Terra, é um grande aglomerado de gás que se estende por mais de 10 anos-luz. Em seu centro está um pulsar, uma estrela de nêutrons que morreu e liberou o gás da nebulosa.
Este pulsar gira muito rápido, mais de 30 vezes por segundo, e, embora seja milhares de vezes menor do que o Sol, possui cerca de 100 mil vezes a sua massa. A densidade, o giro rápido e o forte magnetismo desses corpos faz com que liberem grandes quantidades de raios-gama - uma forma de radiação eletromagnética de grande energia.
Tais raios possuem energia variando de um milhão a muitos trilhões de elétron volts. Para efeito de comparação, a energia da luz visível é de um elétron volt. Nunca havia se detectado em um pulsar raios com mais energia do que 25 bilhões de elétron volts – até agora. O que os pesquisadores da IowaState University, nos Estados Unidos, encontraram, foram raios ultrapassando 100 bilhões.
Em um estudo publicado na Science, eles explicam como usaram o conjunto de telescópios Very Energetic Radiation Imaging (VERITAS), no Arizona, para realizar as medições. Como a quantidade de energia nos raios gama detectada pelos 350 espelhos do instrumento é muito alta, os pesquisadores precisam agora entender o porquê isso acontece.
Compreender melhor os raios gama permitiria explorar com telescópios regiões distantes do espaço, buscando até evidências de matéria escura e determinando quanta radiação eletromagnética o universo produziu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário