São Paulo – O Solar Impulse, avião movido a energia solar, deu início a sua primeira viagem intercontinental, entre a Europa e a África. Este será o voo mais longo da aeronave.
A avião decolou da Suíça rumo ao Marrocos sobrevoando os Montes Pirineus e o Mar Mediterrâneo, percorrendo um trecho de 2500 quilômetros. Todo o trajeto será realizado em 48 horas.
A meta dos pilotos é percorrer todo o caminho sem precisar abastecer o tanque da aeronave durante uma viagem de dois dias. Porém, estes são apenas ensaios para a volta ao mundo de 2014.
Para conseguir esse feito, o avião conta com quatro hélices com oito cavalos de potência. Além disso, o Solar Impulse tem uma estrutura leve e resistente.
Ele foi construído com 12 mil células solares e tem 64,3 metros de asas. O Solar Impulse é uma espécie de protótipo do avião que será usado para uma volta ao mundo em 2014, segundo expectativas do projeto.
Em 2011, a aeronave realizou voo teste da Suíça para França e Bélgica. Mais recentemente, em abril, foi feito outro teste. Até agora, o avião já conseguiu três recordes mundiais. Em 2010, ele viajou movido a luz solar durante um dia. Também bateu recordes de altitude e de durabilidade em um voo que durou 26 horas, 10 minutos e 19 segundos.
Ao todo, os pesquisadores já investiram sete anos de trabalho na construção do avião. Ele tem a envergadura de asa de um Airbus 340, a potência de uma lambreta e o peso de um carro família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário