São Paulo - A nave Dragon, da empresa SpaceX, se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) hoje.
A nave foi capturada pelo braço robótico da ISS manuseado por Don Pettit, astronauta da Expedição 30. Cerca de duas horas depois, a acoplagem foi concluída.
Essa é a primeira vez que uma nave espacial da iniciativa privada se conecta a ISS. Por isso, especialistas consideram esse feito como o início de uma nova era na exploração espacial.
O lançamento aconteceu na terça-feira (22) no foguete Falcon 9, projetado pela própria SpaceX. A Dragon deve permanecer no espaço por três semanas, quando os astronautas soltarão a nave para o pouso na Terra, com 600 kg de carga.
Ônibus espaciais - O uso da nave privada Dragon pela Nasa é mais do que um marco para a história. Ele é um reflexo do que aconteceu em julho de 2011, quando a agência espacial americana aposentou seus ônibus espaciais.
Agora, a Nasa vai concentrar seus esforços no desenvolvimento de missões complexas, como viagens para Marte e pesquisas mais intensas com asteroides. Por isso, todo o dinheiro e tecnologia da agência estão sendo transferidos para essas tarefas mais difíceis.
Diante disso, o transporte de astronautas e de carga está nas mãos de naves russas e da iniciativa privada. Somente a SpaceX já tem um contrato com a Nasa de 1,6 bilhões de dólares para 12 voos transportados até a ISS. A missão da nave Dragon não está incluída no contrato, já que é considerada apenas um teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário