São Paulo - A Nasa divulgou uma imagem feita da Terra durante o eclipse anular no último domingo (20). Pela foto, é possível ver a sombra gerada pelo fenômeno no solo terrestre.
A fotografia foi capturada no Pacífico pelo satélite MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), da Nasa. A mancha escura na região superior da imagem é a sombra da Lua. Por sua vez, a parte inferior mais clara da foto exibe a região enquanto ela recebia a luz do Sol.
O eclipse anular é um fenômeno diferente do eclipse total. Isso porque a maior distância da Lua em relação à Terra não permite que o Sol seja completamente encoberto. Portanto, a Lua se coloca diretamente entre a Terra e o Sol.
Quando a Lua passou na frente do Sol, a superfície da Terra ficou preta. Em torno das margens da sombra bem escura, o chão ganhou uma cor marrom puxada para o amarelo.
O resultado é um anel de fogo em volta da sombra da Lua. No dia, o eclipse tomou o céu na Ásia Oriental. Depois, pode ser visto no oeste dos Estados Unidos. Durante cerca de cinco minutos, observadores com óculos especiais puderam ver a Lua ofuscar grande parte do Sol e deixar apenas um anel de luz visível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário