quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cariocas criam casa sustentável sem corredores



São Paulo - O escritório carioca Mareines + Patalano Arquitetura criou uma casa sustentável sem corredores com uma cobertura que imita uma folha gigante. O objetivo é proteger toda a residência do Sol e permitir maior interação entre o homem e a natureza.
A ideia da Casa Folha foi inspirada em arquiteturas brasileiras indígenas. Por isso, a construção foi pensada para que o vento do mar entre e ventile por todas as áreas, mesmo nas mais fechadas. 
Os criadores também optaram for não fazer corredores e deixar o ambiente com muito espaço livre entre os cômodos da casa. Esses espaços livres compõem a essência do projeto, com diversas áreas abertas para deixar a interação do homem com a natureza mais agradável.
Além disso, os arquitetos construíram o Lounge Brasileiro. Essa área é composta por vegetação em volta da casa, combinada com a piscina que atravessa o terreno de 40 mil metros quadrados, colabora para essa interação com a natureza.
A cobertura da casa térrea foi feita de madeira laminada de eucalipto e o telhado de pequenas peças de madeira pinús. Essas espécies foram escolhidas porque são plantadas para reflorestamento e são consideradas como matéria-prima renovável, já que crescem rapidamente. Por sua vez, o acabamento da casa é feito com ardósia, madeira natural, madeira de cruzeta de poste no piso do térreo e bambu.
O espaço fica em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A equipe de profissionais responsáveis é composta por Ivo Mareines, Paula Costa, Flávia Lima, Rafael Pretti e Rafael Patalano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário